quarta-feira, 28 de março de 2012

O espaço urbano e seus marcos

O abandono, o vandalismo, o descaso dos monumentos públicos vêm chamando a atenção na paisagem urbana e traz para a cena uma discussão sobre a cidade, a cidadania, a memória, a responsabilidade pelo bem público e educação patrimonial. Esse território simbólico é propriedade de todos.
Se a cultura está cada vez mais associada a entretenimento, parece que tudo é diversão, onde fica o espaço do que aparentemente não está ligado a isso ou ao mundo do consumo?
O espaço urbano registra a violência imposta a tudo o que é vivo, genuíno, afetivo e comum, comum como pertencente a todos, comunitário. O lixo, a urina, a desatenção fazem parte do pacote que expõe nossa mazela social e educacional. Qual a distância do chiclete embaixo da mesa da escola ao pipi no chafariz da praça XV? Tavez nenhuma, contudo a consciência de valorizar o que é nosso começa com cuidados simples, que tal o reconhecimento? Que tal aguçar o olhar quando anda pelas ruas? Que tal compartilhar com seu colega que viu algo belo hoje a caminho do trabalho, precisamos cultivar o senso de pertenecimento a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário