O Brasil precisa ter regras mais claras para entrada e permanência de estrangeiros, privilegiando quem vem com objetivos claros de estadia, essas medidas são protetivas especialmente para aqueles que vieram para somar ao país e botar pressão em outros com mentalidade colonizadora arcaica, não dá mais pra ser só sorrisos com quem quer pilhar a gente.
Como brasileiros temos sempre tendência a oferecer cortesia, isso é nosso traço, mas vamos combinar que nem todos merecem.
Como tenho oportunidade ir a outros lugares do país, me preocupa especialmente a facilidade com que podem comprar imóveis e terras, alguns estados a ocupação estrangeira é o foco, incluindo até importantes áreas de reserva, ora, acho ótimo que venham pra construir, se estabelecer, mas a verdade é não temos o mesmo poder de compra que eles.
Aqui no Rio de Janeiro, com essa recente super valorização de imóveis, o que mais se vê é estrangeiro comprando, eu sei que muita gente adora, talvez até o governo com sua arrecadação recorde de ITBI, mas isso não é lógico em qualquer país "desenvolvido" e preocupado com sua soberania.
Me sinto um pouco cansada de ver meu país com atitude de colônia, como também estou cheia de gente que vem pra cá com estilão de colonizador, como acredito solidamente que não existe vítima sem algoz, estes são dois modelos que não cabem mais, identidade nacional já! O grito modernista parece ainda fazer muito sentido, não é uma questão de alimentar atitude xenofóbica, mas acredito que assumir uma identidade nacional é importante pra melhorar a auto estima cidadã e nos impulsionar a transformaçoes tão necessárias pra fazer do Brasil um país mais justo, menos corrupto e mais educado.
É também preconceituoso ouvir comentários do tipo, o Brasil não cuida da sua floresta, no Brasil o povo não trabalha, o Brasil é muito perigoso e corrupto (lembro que muitas vezes essa corrupção favorece os investimentos deles). Nós sabemos que o Brasil tem muitas oportunidades de melhoria, mas quem fala da gente, mal sabe cuidar da sua terra, das suas florestas e da sua economia, o que querem é pilhar nosso país, por que já acabaram com seus recursos, ou seja, nem de exemplo eles servem. No quesito contrabando imaginem: Pra quais mercados vão nossas madeiras? Nossas pedras preciosas? Ah, outro caso, o da prostituição infantil, sempre muitos estrangeiros envolvidos, podem pensar que é só problema nosso, mas reflitam, quem é tão educado, tão polido não poderia dar o exemplo? Eles fazem isso no país deles? Sinceramente, temos que ter pulso firme com gente ruim de qualquer nacionalidade
Não nego nossas deficiências, que bom ter contribuições positivas, mas queremos laços com gente honesta, sadia e competente, que acredite no bem comum e saibam respeitar nosso país.
Aproveito pra contar um caso: Ainda ontem, na praia, veio um estrangeiro puxar papo comigo, foi rápida a cortesia inicial, no segundo minuto, já falou que trabalha com investimentos, morava aqui a 4 anos - só "investindo", no quinto minuto já falava mal do meu país, que aqui só tem preguiçoso, que é muito provinciano, que tem muita corrupção, que as mulheres são muito interesseiras...
Tive que interromper o cara, escuta: Mas o que você está fazendo aqui se é tão ruim assim? Seria melhor você voltar pra sua terra... Seu pensamento não é diferente de nossos colonizadores passados 500 e tantos anos... É importante você conhecer e respeitar mais a gente e o país aonde ganha o seu dinheiro, que muitos dos problemas que meu país enfrenta vem da atitude exploratória de gente como ele, quem era interesseiro alí, entre outras coisas... O homem ficou desconcertado.
Brasil mostra a tua cara, nós temos mais que bananas!
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/04/itamaraty-endurece-regras-para-entrada-de-espanhois-no-brasil.html